Orientações para o ingressantes regulares nos cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado na UNIFEI:
Etapa 1:
Para o preenchimento do Formulário de Confirmação de Matrícula serão solicitadas cópias simples, frente e verso, em formato de arquivo *.pdf, da documentação listada nesta página.
Para os casos de perda, roubo, furto ou extravio de quaisquer dos documentos necessários, insira o respectivo boletim de ocorrência (BO) no lugar do documento. No entanto, em todos esses casos, a apresentação posterior da segunda via do documento na secretaria é indispensável, sob pena de cancelamento da matrícula.
O e-mail utilizado para o preenchimento do formulário deve ser de domínio @gmail.
Etapa 2:
Realizada pela secretaria do programa de pós-graduação.
Etapa 3:
Clique aqui para saber como realizar matrículas em disciplinas e/ou atividades usando o SIGAA/UNIFEI
Documentos pessoais brasileiros:
RG ( Não utilize carteira de motorista, funcional ou outros documentos de identificação );
CPF;
Certidão de Nascimento/Casamento;
Certidão de Quitação Eleitoral;
Documento militar;
Documentos pessoais estrangeiros:
Passaporte
Certidão de Nascimento/Casamento
Documentação para todos os ingressantes:
(Para os ingressantes no nível doutorado): Diploma ou declaração da instituição da data de conclusão do mestrado.
Importante! As informações pessoais solicitadas ao titular de dados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) destinam-se exclusivamente ao seu registro ou identificação nos sistemas de informação da UNIFEI, no intuito de oferecer serviços inerentes à pós-graduação. Esta Pró-Reitoria se compromete a cumprir todas as legislações inerentes à correta utilização dos dados pessoais do cidadão, de forma a preservar a privacidade dos dados utilizados nos serviços solicitados, bem como a garantir todos os direitos e garantias legais dos titulares dos dados.
Em caso de dúvidas, estamos à disposição para lhes atender através das nossas secretarias dos cursos de pós-graduação, cujos contatos estão disponíveis aqui.
Os candidatos inscritos ou aprovados no processo seletivo do Doutorado Multicêntrico em Matemática de Minas Gerais deverão se atentar às seguintes normas e procedimentos vigentes para ingresso nos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF):
1.1. A inscrição será feita exclusivamente pela internet, que deverá ser realizada de 10:00hs do dia 25 de julho até as 23:59hs do dia 05 de agosto de 2025, através do formulário disponível na página
https://sigax.ufjf.br/publico/posstricto/edital/
1.2. Para realizar a inscrição, siga os passos abaixo:
1.2.1. Acesse o link acima e clique em "ACESSAR ÁREA DO CANDIDATO";
1.2.2. Clique no ícone "criar conta", preencha os dados solicitados e confirme;
1.2.3. Solicite o código de ativação da conta recém-criada, clicando em "solicitar código de ativação", informe o e-mail cadastrado e confirme;
1.2.4. Com a conta ativada, acesse o sistema novamente clicando em "login" e faça o acesso;
1.2.5. Realize a inscrição no edital "EDITAL SIMPLIFICADO DE INGRESSO AO PPGMM-MG, 2025/2", selecionando a instituição associada UFJF.
2.1. As vagas de cotistas são reservadas, em conjunto, para os seguintes grupos:
I. Negros (pretos e pardos)
II. Povos e Comunidades Tradicionais
III. Pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis)
IV. Pessoas com deficiência (PcD)
V. Pessoas refugiadas, solicitantes da condição de refugiado e imigrantes humanitários
2.2. A inscrição nas modalidades de cota deve ser feita exclusivamente pelo(a) candidato(a), por adesão voluntária.
2.3. A participação nas cotas não é obrigatória, independentemente da condição do(a) candidato(a).
2.4. A adesão será formalizada mediante preenchimento e assinatura do Formulário de Autodeclaração, conforme modelos disponíveis nos Anexos do material auxiliar.
2.5. O processo de homologação das solicitações para as vagas de cotas ocorrerá somente após a divulgação das notas finais e análise de recursos.
2.6. As bancas de heteroidentificação e comissões especiais de verificação serão definidas em normativas internas da UFJF.
2.7. O processo seletivo seguirá os seguintes procedimentos:
(i) Todos(as) os(as) candidatos(as), optantes ou não pelas cotas, realizarão as mesmas etapas do processo seletivo;
(ii) Após a apuração dos resultados, os(as) candidatos(as) aprovados(as) serão classificados em ordem decrescente de pontuação;
(iii) As vagas serão preenchidas conforme a opção do(a) candidato(a) pelas cotas ou pela ampla concorrência.
2.8. Vagas não preenchidas por cotistas serão destinadas à ampla concorrência.
2.9. Vagas remanescentes da ampla concorrência poderão ser destinadas a candidatos cotistas.
2.10. A homologação da inscrição nas cotas será feita após análise de documentação específica (ver item 2.1), por bancas/comissões designadas pela UFJF.
2.11. Não será permitida mudança de grupo de cota após a inscrição.
2.12. Candidatos que já tenham sido aprovados por sistema de cotas em outra Instituição Federal de Ensino poderão ter sua inscrição homologada automaticamente, mediante comprovação.
2.13. Egressos da graduação da UFJF que possuam registro acadêmico em sistema de cotas já instituído estão dispensados de nova comprovação documental.
2.14. Candidatos oriundos de IES privadas ou comunitárias poderão apresentar documentação de cota para análise da Comissão designada pelo CSPP/UFJF.
Para efetuar a inscrição, os seguintes documentos, em formato PDF, deverão ser anexados:
a. Diploma de graduação ou comprovante de colação de grau (ou declaração com data prevista anterior à matrícula);
b. Histórico(s) escolar(es) da graduação, com ementas das 5 disciplinas para candidatos externos à UFJF;
c. Currículo Lattes em formato PDF (obrigatório cadastro em: http://lattes.cnpq.br);
d. Documentos comprobatórios das atividades listadas no Currículo Lattes;
e. Cópia do RG e CPF (ou equivalente estrangeiro);
f. Título de eleitor;
g. Certidão de quitação eleitoral (disponível em: https://www.tse.jus.br/);
h. Comprovante de quitação com o serviço militar (se aplicável);
i. Certidão de nascimento;
j. Formulário de autodeclaração e documentos comprobatórios das cotas (se aplicável), conforme instruções em link.
O CGCO disponibilizou um material complementar com instruções detalhadas sobre o processo de inscrição. Acesse o “passo a passo” em:
Contato do PPGMM-UFJF: doutorado.matematica@ufjf.br
A matrícula dos estudantes ingressantes será feita via e-mail, com a documentação relacionada abaixo, para doutorado@ime.ufu.br no período de 28/07 a 05/08 de 2025.
Os documentos necessários para a realização da matrícula no Doutorado são:
Requerimento de Matrícula preenchido e assinado (anexo);
Certidão de registro civil;
RG;
CPF;
Título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
Documento militar (se do sexo masculino);
Diploma de graduação (devidamente assinado pelo Titulado);
Diploma de mestrado (devidamente assinado pelo Titulado) ou certificado de conclusão contendo a data da defesa;
Os documentos devem estar legíveis, sem cortes e digitalizados verso e anverso, em arquivo único formato .pdf.
Se o(a) estudante é Estrangeiro(a), os documentos necessários são:
Requerimento de Matrícula;
RNM e CPF;
Passaporte;
Registro civil;
Diploma de graduação;
Diploma de mestrado
Visto de permanência no Brasil.
Os documentos devem estar legíveis, sem cortes e digitalizados verso e anverso, em arquivo único formato .pdf.
Os(as) estudantes, brasileiros e estrangeiros, deverão enviar toda a documentação via e-mail: doutorado@ime.ufu.br
Após o envio dos documentos a Secretaria enviará a solicitação de matrícula ao setor responsável, que irá efetivar e gerar o número de matrícula dos ingressantes, na primeira quinzena de agosto de 2025.
Início das aulas: 12 de agosto de 2025.
O candidato selecionado no processo seletivo do PPGMM-MG, que optou pela Universidade Federal de Viçosa para fazer o seu Doutorado, deverá seguir os seguintes passos internos da UFV.
Fazer inscrição no Sistema GPS - Gerenciamento de Processo Seletivo, no seguinte endereço eletrônico: https://www.gps.ufv.br/editais/. Durante o processo de inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário online, bem como anexar os documentos exigidos. O formulário estará disponível a partir das 10:00hs do dia 05 de julho até as 23:59hs do dia 15 de julho de 2025. Documentos ilegíveis serão desconsiderados.
No ato da inscrição, o candidato deverá fazer a opção por uma das modalidades de inscrição oferecidas pela Universidade.
Documentos necessários à inscrição:
Taxa de inscrição;
Diploma de graduação (cópia autenticada ou certificação digital será exigida na matrícula, caso selecionado);
Diploma de mestrado, para os candidatos a doutorado (cópia com a autenticação em cartório ou cópia mediante a apresentação do diploma original);
Histórico escolar (cópia com a autenticação em cartório ou cópia mediante a apresentação do histórico escolar original);
Curriculum Vitae cadastrado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br) ou equivalente, devidamente comprovado;
Carteira de Identidade e documento comprobatório de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para o(a)s candidato(a)s estrangeiros, passaporte;
**A carteira de habilitação ou documento de identidade profissional não substituem a carteira de identidade.
Foto 3X4 (recente, a cores);
Certidão de Nascimento ou Casamento;
Título de Eleitor;
Documento de serviço militar (para candidato do sexo masculino);
Autodeclaração de candidato(a)s às vagas reservadas a negros (pretos e pardos) e indígenas, , conforme instruções em link;
Registro de Nascimento Indígena e/ou Carta de Recomendação emitida reconhecida, ancião indígena reconhecido, personalidade indígena de reputação órgão indigenista e/ou Histórico Escolar emitido por escola indígena; Memorial (descrição dos percursos educativos indígenas, indicando o nível de apropriação caso de candidatos(as) às vagas reservadas para indígenas;
Laudo médico e exames comprobatórios (com laudo), realizados nos últimos 12 meses, no caso de candidatos(as) a vagas reservadas para pessoa com deficiência.
Caberá ao candidato realizar a consulta no sistema de inscrições, mediante o número gerado na pré-inscrição, para verificar a sua situação em relação ao comprovante de inscrição.
Caso seja encontrado algum problema na documentação, a inscrição será devolvida, o(a) candidato(a) receberá uma mensagem eletrônica solicitando a correção no sistema de inscrição no prazo a ser estabelecido pela secretaria. Atenção: Após o encerramento desse prazo não é mais permitido realizar a correção.
A taxa de inscrição, no valor de R$ 116,00, poderá ser paga até o dia 07 de julho de 2025, utilizando o boleto que será gerado no ato da inscrição.
O(A) candidato(a) estrangeiro residente no exterior deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de transferência bancária internacional (Wire Transfer), com os seguintes dados para crédito:
- SWIFT: BRASBRRJBHE (Não precisa informar número de conta bancária)
- IBAN: BR4500000000004280003330010C1
- BANCO: Banco do Brasil S/A
- NOME DA INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Viçosa
- ENDEREÇO: Av. P.H. Rolfs, s/n - Campus Universitário - Viçosa-MG, CEP 36570-900
Pagamento da taxa de inscrição com origem no exterior, após a emissão da mensagem SWIFT, o(a) candidato(a) deve comunicar ao programa de pós-graduação (doutoradodma@ufv.br) que foi efetuado o depósito, em qual data e com qual valor, além de outras informações que possam identificar a remessa, enviando o comprovante de pagamento.
A matrícula dos candidatos selecionados no Processo Seletivo 2025/II será realizada em 07 de agosto de 2025, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFV, das 08h às 11h e das 14 h às 16 h .
Documentos necessários para matrícula:
Diploma de graduação (cópia autenticada ou certificação digital será exigida na matrícula, caso selecionado);
Diploma de mestrado, para os candidatos a doutorado (cópia com a autenticação em cartório ou cópia mediante a apresentação do diploma original);
Histórico escolar (cópia com a autenticação em cartório ou cópia mediante a apresentação do histórico escolar original);
Foto 3 X 4 (recente, a cores);
Certidão de Nascimento ou Casamento;
Carteira de Identidade (não pode ser carteira de motorista). Para os candidatos estrangeiros, passaporte;
Título de Eleitor;
CPF;
Documento de serviço militar (para candidato do sexo masculino);
Documentos exigidos para ingressantes nas modalidades "CANDIDATOS NEGROS (PRETOS E PARDOS) OU INDÍGENAS" e "CANDIDATOS NEGROS (PRETOS E PARDOS) OU INDÍGENAS E COM DEFICIÊNCIA":
a) Autodeclaração étnico-racial, preenchida e assinada;
- A heteroidentificação de candidatos negros (pretos e pardos), conforme Resolução CEPE Nº 04/2022, será realizada por Comissão de Validação de Autodeclaração de Candidatos/as Pretos/as, Pardos/as ou Indígenas específica da UFV para fins de validação, em data a ser estabelecida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, antes da efetivação da matrícula.
- Os candidatos selecionados por cotas deverão enviar vídeo e foto, por meio a ser divulgado pela Comissão de Validação de Autodeclaração de Candidatos Pretos, Pardos ou Indígenas através do Sistema de Inscrição.
b) Para candidatos indígenas:
- Cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI) ou declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena assinado pela liderança competente.
Documentos exigidos para ingressantes na modalidade "PESSOA COM DEFICIÊNCIA" e para "CANDIDATOS NEGROS (PRETOS E PARDOS) OU INDÍGENAS E COM DEFICIÊNCIA":
a) Laudo médico;
b) Os seguintes exames médicos para comprovação de deficiência:
- Deficiência auditiva: exame de audiometria;
- Deficiência visual: exame oftalmológico;
- Deficiência física: exames de imagem ou outros que comprovem a deficiência;
- Deficiências múltiplas: exames que comprovem as deficiências, conforme as áreas afetadas.
Os candidatos estrangeiros aprovados na seleção, deverão procurar a DRI (dri@ufv.br), para regularizarem a sua situação migratória.
Início das aulas: 11 de agosto de 2025.
Contato do PPGMM-UFV: doutoradodma@ufv.br.